_________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bachianas


Oi queridos!

Estou de férias do trabalho, mas nunca dos estudos, então serei breve, pois a Lei de Eleições me espera...

Hoje Araguacy Câmara, de Manaus, me enviou uma música pelo Facebook, com os seguintes dizeres: 

"Para lhe inspirar mais uma nova cria!!!"

Pois no exato momento em que ela deixava o link no meu mural, eu estava com papéis nas mãos e uma ideia na cabeça.

A música, de fato inspiradora, era Bachianas Brasileiras nº 4, Prelúdio - 1º movimento.


E a nova cria podia ter outro nome???... Claro que não...




Araguacy não sabia, mas eu adoro as Bachianas Brasileiras! É uma série de 9 composições do genial Heitor Villa-Lobos, que foram escritas no período de 1930 a 1945. Quem não conhece, fica a sugestão de uma breve pesquisa no Youtube. Encontrarão farto material para se deleitarem.

Cada uma das composições é dividida em movimentos, somando ao final 29 movimentos. De todos, o que mais gosto é a Tocata, o 4º movimento das Bachianas nº 2. Chama-se "O Trenzinho Caipira".

Sempre que ouço uma música, automaticamente crio um cenário para ela, um momento em que ela seria o grande tema. E a Tocata me remete a uma cena de vitória, de objetivo alcançado, de esforço recompensado. Talvez porque a composição reproduz o som de um trem, e quem "vai" quer chegar a algum lugar. Esse chegar a algum lugar, na minha cena, significa a vitória depois de um longo percurso...

Assim, decidi denominar "Bachianas n.2" uma variação da estrela original.



O meio dela, para mim, representa o troféu pela vitória... 


Desejo que o trem da vida de cada um os leve à recompensa... 

Bem, como meu caminho requer muito esforço, vou voltar para meus estudos... Porque ao final ouvirei as Bachianas Brasileiras nº 2 - IV.


Beijos emocionados... 
Isa
© 



Clique para ouvir:

13 comentários:

Anônimo disse...

LINDA COMO TUDO Q VC FAZ ISA. TO SEM CX DE SOM E NAO PUDE OUVIR QUAL MUSICA ELA TE MANDOU, MAS TEM UMA Q EU ADORO. A MUSICA "TRENZINHO CAIPIRA" DO VILLA LOBOS E NO FINAL FECHA COM BACHIANAS. AMO ESSA MUSICA DE PAIXAO. ABRAÇOS E UMA LINDA NOITE.

Samuel Vinícius disse...

Linda demais.

Isa disse...

Oi Gil!

"O Trenzinho Caipira" é a composição 2 - Tocata. É minha preferida! :)


Obrigada, Samuel!!


Beijos no ♥

Anônimo disse...

O resultado não poderia ser melhor que este inspirado por Villa Lobos!!
Sua Bachiana no 2 saiu exatamente na cor que eu pensava ao ouvir a música (sim, eu percebo cores nos sons em harmonia) e nela, eu pensava num Azul Celestee como não creio em coincidências, posso conjeturar que lá estavam os deuses do papel e o 1o movimento das Bachianas Brasileiras, na nova cria, um "corpo celeste".
E como todos gostam do trenzinho do Caipira, segue para você, o Poema Sujo de Ferreira Gullar, que inspirou a belíssima adaptação de Edu Lobo, hoje , cantada por todos!
Beijos!!
Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra, vai pela serra, vai pelo mar
Cantando pela serra do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar, no ar,no ar..

Araguacy disse...

Eiiiii, esse änônimo"aí sou eu!!

Ará

kiddo disse...

Happy New Year, dear Isa! And many new origami models! Love this last one! And thanks for the music recommendation!

Best wishes, Irina

Yara Yagi disse...

Que presente de Reis!!!

Anônimo disse...

Isa!!!!
Linda criação em dia de Reis!!!!!
Parabéns!!!!!
Lindas demais!!!!
Beijos!
Ali guimaraes

Sandra disse...

Isa, que lindo. Eu acho que já tinha ouvido antes as bachianas mas não sabia o que eram o quem tinha composto. Para músicas 5 estrelas nada melhor do que estrelas ;) Hoje não vou poder fazer a aula porque chego muito tarde a casa mas amanhã estou disponível. Depois diz se dá ou não, vou ficar atenta.
bjs e bom fim de semana

L disse...

Estrelas perfeitas!
E inspiradas por música, que maravilha! ^^

LuisAlberto disse...

Isa... que coincidencia...
Também gosto muito dessa musica... e das suas dobras ? nem se fala !!!

Sua dobra é só uma estrela ou da pra montar um kusudama ??

Beijão enorme pra você !!!

LuisAlberto disse...

Isa... que coincidencia...
Também gosto muito dessa musica... e das suas dobras ? nem se fala !!!

Sua dobra é só uma estrela ou da pra montar um kusudama ??

Beijão enorme pra você !!!

Suênia Oliveira disse...

Oi Isa!
Olha que coisa... Dobrei mandalas iguais a esta para minha árvore de natal. Usei a base desta mandala http://dobreaquiorigamis.blogspot.com/search?updated-max=2010-12-07T00:41:00-03:00&max-results=7.

Adorei o nome que vc pôs!!

Xero.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin