_________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Existe vida abaixo dos 30!


Oi amigos!

Como estão? Espero que tudo bem!!! Ando meio sumida, são muitos afazeres profissionais e também de origami. Faz umas semanas estou preparando um novo cantinho, e logo conto para vocês! 

O assunto hoje é... Chrispin!

Normalmente nós, que amamos kusudamas, montamos com 30 módulos, que é a formação mais bonita para este tipo de modular. Alguns apresentam bons resultados com menos, como o Bouganville, que é feito com 12 módulos, e o Ostrun (autora: Nina Ostrun), que com 12 ou mesmo 6 módulos fica muito lindo.

Alguns não ficam bons com menos de 30 módulos de jeito nenhum, como os que formam flores. E tem alguns modelos, principalmente os fechados, que nem nos permite fugir do padrão de 3:5 (três módulos unidos em um "pico" e 5 desses "picos" formando estrela ou flor).

Estava eu preparando módulos do Chrispin para ensinar na OrigamiUSA Convention 2013 (por videoconferência, já que o consulado não me concedeu o visto para ir como convidada...) e percebi que este tipo de módulo permitia brincar com formas e números bem diversos do nosso "habitual moduleiro". 

Existe vida abaixo dos 30 módulos!!

O primeiro que fiz foi com 15, e este foi o resultado:




Depois fiz mais módulos e fui unindo... Até fiz fotos separadas, mas não tive tempo de editar, então vou explicar por cor quem é quem:



O rosa da esquerda é de 15 módulos também. 
O verde e o roxo de trás foram feitos com 12 módulos cada, apenas montando de forma diferente. O verde segue a regra 3:4 e o roxo 4:3.
O rosa menor e o amarelo foram feitos com 9 módulos cada. No amarelo usei encaixes de 3 módulos, e no rosa mesclei encaixes de 3 e de 4 módulos. 
O roxo pequeno foi feito com 6 módulos. 
O azul grande tem 25 módulos, mesclando montagem de 3 e de 4 módulos. 

Existem outras possibilidades, muitas delas, mas não fiz todas as que penso ainda. Hora dessas faço e mostro para vocês!


Este azul eu usei como lanterna, com uma velinha eletrônica dentro, e adorei!





E aproveitando o assunto Chrispin, vejam o primeiro que foi feito por outras mão! Foi minha aluna virtual e querida amiga Karla Thomaz quem primeiro dobrou o modelo depois de mim, quando ele ainda nem estava batizado. Ser aluna virtual tem dessas vantagens, né, Karla?! Ela vive dobrando modelos inéditos! 



Fez também a variação com retângulo, e usou num lindo móbile com mandalas Mitiko, uma homenagem que fiz à minha querida amiga Kátia Mitiko:





E, já batizado, este foi o Chrispin feito pelo homenageado, Christiano Pinto:




Chris também fez a variação. Os créditos da escolha do papel vão para sua mãe, que foi suuuuper feliz na escolha! Ficou lindo!!



E que a tarde de vocês seja assim, cheia de cores e amizade!!!

Beijos no coração
Isa

2 comentários:

Karla disse...

ADORO ser sua aluna virtual, Isa!! E já estou sofrendo de abstinência pelos dias sem aula... =(

Adorei ter participado, mesmo como observadora, da escolha do nome do Chrispin! E esse móbile maravilhoso está enfeitando a casa da minha mamãe. ;)

Você mora no meu coração, minha origamista preferida!!! ♥

ro disse...

Isa,
Adora ler e ver o teu blog... Teus origamis são lindos e sabes escrever muito bem.
Uma pena que o consulado não tenha autorizado.
Quem eles deviam recusar não recusam. Mas é a vida..
Beijos e obrigada por tudo que publicas... seja para alegria de nossos olhos, ou prazer da leitura..
Rosvita

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin