_________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 11 de novembro de 2014

WOD - Origami 14


Amigos queridos do meu coração!

Chegamos ao último dia da nossa comemoração WOD, uma festa de grande alcance no nosso Brasil, com pessoas de todos os cantos participando intensamente, e pessoas de todo o mundo vendo as lindas dobras de vocês!! Uma festa linda que só trouxe coisas boas para todos! Vocês estão de parabéns, e só tenho a agradecer a participação de cada um engrandecendo nossa comemoração!!!

Depois desses 14 dias de um origami por dia, os resultados são excelentes: pessoas se conhecendo; aprendendo mais sobre o origami, sobre autores e autoria; arriscando-se em modelos que pensavam antes não serem capazes de dobrar - e o fazendo muito bem! Muito gostoso ver o crescimento dos novos entusiastas, ver amizades sendo feitas e ver o origami mais e mais divulgado! 

Quando nossas ideias florescem o coração transborda de alegria, e todo o trabalho vale a pena! Até agora são mais de 600 fotos, e organizar tudo isso não é fácil! Salvar fotos (vindas por e-mail, blog, celular, mensagem privada, marcação em fotos, compartilhamento na minha linha do tempo), editar quando necessário, postar todas com nome, link, curtir as fotos para as pessoas verem que vi, responder as dúvidas... Foi sim muito trabalhoso (tendinite agradece as horas diárias a mais no notebook... rsrs) mas farei novamente, porque esta festa só nos trouxe sorrisos e merece ser repetida! 

Eu queria fechar nossa comemoração com um tema que não é apenas uma homenagem, mas em verdade uma forma de agradecimento a uma pessoa. E essa breve reflexão que fiz acima tem tudo a ver com ele, figura importantíssima para o origami mundial, que se esforça pela difusão do origami todos os dias do ano, não apenas no WOD. 

Makoto Yamaguchi, é um dos mais importantes criadores de origami do mundo. Presidente da Origami House, em 1989 abriu a "Galeria Origami House", espaço dedicado a mostrar as obras de criadores de origami. Yamaguchi-san tem trabalhado duro para incentivar jovens criadores a continuar a melhorar seus modelos e para o intercâmbio com grupos e criadores estrangeiros. Participa de vários e importantes grupos - JOAS (Japanese Society Origami Academic), NOA (Nippon Origami Association), OrigamiUSA. e BOS  (British Origami Society). É, ainda, editor chefe do Origami Tanteidan Magazine. Ele respira origami! E conseguiu encontrar tempo para um projeto belíssimo, o Origami Caravan. CLIQUE AQUI para conhecer.

Com grande satisfação, este ano pela quarta vez participo do livro Tanteidan (2010, 2011, 2013 e 2014). 

Nos conhecemos este ano, na Convenção OrigamiUSA, e se a primeira impressão é mesmo a que fica, felizmente a minha foi a melhor possível. Yamaguchi-san foi muito gentil, atencioso e mesmo divertido! Esta foto foi depois de uma muito engraçada, mas como está mais comportada, foi a escolhida para este momento! rs




Seus modelos são lindos, e variados! E muitos!!!!! Comprei lá na convenção um de seus últimos livros, é lindo! Vale a pena!


CLIQUE AQUI para ver mais sobre o livro.
CLIQUE AQUI para outros livros dele.


Bem, não vou me alongar mais. O tema de hoje, assim, como uma forma de agradecimento por tudo que ele faz pela nossa arte, é Makoto Yamaguchi. Dobrem qualquer modelo dele, façam uma linda foto e compartilhem!! Caprichem nas dobras! Ele tem visto as fotos de vocês nessa nossa festa do Origami! ;)



Agora uma modificação: algumas pessoas me pediram para mudar a data de envio da foto única com todos os modelos, então mudei! Bom para terem mais tempo! O mais importante dessa comemoração foi a divulgação do origami, e isto está acontecendo dia após dia com as fotos individuais. A foto conjunta é apenas para meu controle do sorteio e para postar aqui no blog, pois não tem como fazer um álbum gigante aqui como está o do Facebook. O sorteio pode ser depois do período comemorativo!

Ficamos assim então: 
Envio da foto conjunta até 18 de novembro (uma única foto com todos os modelos dobrados), farei o sorteio dia 20 de novembro!

Combinados assim?? ^_^

Nessa mesma data enviem UMA ÚNICA foto, de UM dos modelos que dobraram nesse WOD. Haverá uma votação entre os participantes, e o mais votado ganhará um mimo também! Vou postar as fotos aqui no blog e abrir o período de votação. Isso fica para outro post!

E pela última vez neste WOD 2014:

Depois de dobrado, fotografem e compartilhem em suas redes sociais, blogues, com o seguinte link:

Ah! Não esqueçam de colocar o origami sobre a folha com a logo!!


CLIQUE AQUI para imprimir a página pelo Google Docs, o que a deixa branquinha. Imprimindo pela imagem ela sai meio acinzentada.

O álbum coletivo no Facebook tá me dando um trabalho... mas está muito legal!!!!! Compensa o esforço!! Já são mais de 500 fotos, e tenho me empenhado para não deixar passar nenhuma! Mas como são muitos participantes, às vezes não vejo alguma... Se você postou lá e eu não coloquei no álbum coletivo, com certeza é porque não vi. Estou pedindo que me marquem nas fotos, assim vai tudo para a "análise da linha do tempo", o que facilita meu controle. Tem que ser marcando na foto, não apenas meu nome em comentário, tá?! De qualquer forma, não se preocupem que não estão de fora da brincadeira! A foto que valerá para meu controle no sorteio é a foto final, com todos os origamis que dobraram juntos! E quem quiser participar, claro que está em tempo! Dobre os anteriores e venha conosco nessa festa!!! 

Mudança na premiação: eu disse que teria mais um mimo distribuído! Sim!!! Eu estou muito feliz com a qualidade das dobras de vocês, e estão merecendo mais prêmio! Então será assim:

Entre os dias 11 e 13 vocês devem me mandar UMA ÚNICA FOTO com todos os modelos dobrados, para eu ver quem participará com 1 ou 2 nomes no sorteio. Isso vocês já sabiam. Agora a novidade:
Junto com essa foto me mandem também a foto que mais gostou entre as que participou da nossa atividade. É UMA ÚNICA FOTO, a que mais gostou de todas que você fez! Os participantes da atividade deverão votar na foto que mais gostaram. Claro que não podem votar em si mesmos! Depois vou ver os dias que vocês terão para votar, porque vou viajar a trabalho logo depois do sorteio. Amanhã posto direitinho as datas para a votação e o prêmio que o mais votado vai ganhar. Havendo empate, farei sorteio. 
Bem, amanhã explico melhor, agora para variar estou cansada... rsrs 

Boas dobras e boa sorte!!!

Até amanhã!!!

Beijos no coração
Isa






4 comentários:

Dobras ao Quadrado disse...

Aprendi um pouco mais em todos os desafios propostos, e por isso quero agradecer por partilhar a sabedoria "origamistica".

o último post é este:
http://dobrasaoquadrado.blogspot.com/2014/11/desafio-comemorativo-dos-dias-mundiais_11.html

catia disse...

Sabe, às vezes me pego assistindo aos vídeos que, como você tantos outros origamistas postam, e me vejo boquiaberta. É uma destreza, uma leveza na maneira de segurar o papel que faz com que ele não se "dobre". Uma ponta se "une" à outra com uma exatidão que não amassa o trabalho.É uma belezura! Conhecer tantos mestres da arte, fazer tantos amigos, cumprir os desafios realmente foi um momento único. E o aprendizado que fica pra vida inteira :)

Anônimo disse...

A foto de todos os origamis juntos deve ser enviada para onde? Algum e-mail?

Fernanda E. Sobral disse...

Também fiquei na dúvida de pra onde enviar a foto de tudo junto e a outra individual '-'

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin