_________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Inspiração


Boa noite, amigos!

Como estão de carnaval? O meu passei trabalhando... Deus ajuda quem cedo madruga! Estou me fiando nisso... rsrs

Muitas pessoas me perguntam de onde vem a inspiração para fazer uma peça nova. Se eu contar ninguém acredita como algumas peças são criadas... rsrsrsrs Sayuri bem sabe, porque como ela veio morar aqui em Timóteo convive comigo de perto. 

Tudo é inspiração, depende do meu estado de humor! rs 

Tem uns "experimentos" que surgem de algo completamente diferente, e vão tomando forma praticamente guiado por si mesmo, não necessariamente pelo que pensei no início. 

Como a pergunta sobre a inspiração é uma recorrente, lembrei-me de fazer uma postagem sobre isso a partir de um momento recente. 

Outro dia fui convidada pela querida Guadalupe, lá do México, a participar de uma ciranda de origamis, onde deveríamos postar um origami por dia, por 3 dias consecutivos, e convidar outras pessoas a participar. 

No terceiro dia, 12 de fevereiro, eu abri meu Facebook e dei uma passeada pelo feed de notícias, o que não tem sido uma constante pela falta de tempo. Já abro direto na minha página, respondo comentários e pronto. Porque quando começamos passear pela internet o tempo voa..... né??

Pois bem, o fato é que aquele dia dei uma olhada nas postagens dos amigos. Aí vi este tradicional kusudama Diamond precisamente dobrado pela querida Jeane Garcia, e adornado com uma também precisa roseta. Eu achei linda a composição e a foto. Foto é algo que me encanta, e espero ter tempo de fazer um curso de fotografia dia desses. 





Olhando aquela composição pensei: hum... podia fazer uma peça de um papel só, com pontas plissadas, para usar como acessório nos fios de kusudama... Porque nem sempre quero compor com outro modular, ou tsuru, ou lírio... 

Fui trabalhar. Quando desci do escritório para tomar café peguei um papel e fui pro quarto da Minhosa com meu papelzinho na mão e umas ideias de sequência na cabeça. 

Os plissados foram surgindo, o papel tomando forma, e minutos depois estava no papel o que vi a partir do kusudama tão bem dobrado pela Jeane. Não tinha nada a ver com o Diamond (não era para ter mesmo), mas no frigir dos ovos surgiu dele. Mandei uma foto pra Totoca ver, no exato momento da cristalização da ideia:




Aliviada a tensão da ideia pulsante, voltei ao trabalho. Mas a cabeça não sossegava... eu queria testar aquela sequência em um pentágono para logo adequar as dobras. Sim, adequar, porque considerando a diferença de formato sempre é necessário fazer adaptações. E não é que saiu bem agradável aos meus olhos? O verso não fica tão certinho quanto a outra peça, mas gostei com 5 pontas.



Naquele dia convidei a Jeane para entrar na ciranda, como forma de agradecer pela inspiração. Ela ainda não sabe que esse foi o motivo, e como sou uma brincalhona anunciei que tinha um motivo para convidá-la, que contaria no dia seguinte. Mas estive bem ocupada estes dias, não deu para postar! 


No dia seguinte foi a vez de fazer com um papel radial, que tanto gosto:



As duas juntas, para comparar os resultados:



Aproveitei e fiz outra de papel quadrado, usando um papel dupla face com borda florida:




Agora o próximo passo é usar em um móbile para ver se vou gostar mesmo! rsrs


Obrigada, querida Jeane, pela inspiração! E me desculpe por te fazer esperar pela explicação! Na hora já quis fazer esta postagem, mas como passei o carnaval trabalhando e gravando não tive tempo...


Bem, esta é uma peça bem simples, nada demais, mas talvez seja interessante para os leitores saber como acontecem as ideias na cabeça da gente! ^_^

Tenham todos uma quarta-feira de cinzas bem tranquila para se recuperarem da folia!!! Eu vou... trabalhar! Pra variar... 

Agora preciso mimir...

Bons sonhos!

Beijos no coração
Isa


Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin